Wednesday, July 18, 2007

Divagações sobre este nosso Portugal

Envergonha-me este País, que diz ter lutado tanto pela Democracia, e remete-se ao silêncio no momento de a exercer. Um País em que todo o povo tem o direito de reclamar, criticar e maldizer, mas no momento em que pode mostrar o seu descontentamento, ou apoio ao trabalho que se tem feito, mantém o silêncio.
Chego inclusive a pensar que certas pessoas não sabem como se vota. Que o facto de não se dirigirem às urnas não é um sinal de protesto, mas sim a total falta de respeito pela Democracia, por ter a possibilidade de efectuar esse voto.
O descontentamento, ou falta de crença em qualquer um dos partidos, ou candidatos, manifesta-se pelo voto em branco. Nem sequer é preciso saber ler, é dobrar uma folha em quatro e colocá-la na urna.
Faz falta a este País uma educação sobre o que é a Democracia, e no que ela consiste, e principalmente que a liberdade termina quando se invade a liberdade de outrem.
Envergonha-me também este País em que os media tudo fazem para manchar o trabalho de quem o faz, ao invés de enaltecer o progresso do que é feito, chegando mesmo por vezes a de forma dúbia a noticiar o que acontece.
Como por exemplo a nova rede de emergência médica nacional, onde não sei quantos concelhos passaram a estar 20 ou 30 minutos mais longe de um centro de saúde. Mas que, por outro lado, com os meios libertados e com o que foi investido, a nível nacional todos os concelhos passaram a estar no máximo a uma hora de distância de um centro hospitalar, ao invés do que acontecia anteriormente, em que certos locais distavam a mais de 4 horas de qualquer socorro.
Vamos também pensar nos pobres professores que tinham apenas um aluno, ou dois, e das pobres criancinhas que não tinham contacto com outras crianças da mesma idade, sem qualquer possibilidade de crescer num ambiente social com elementos da mesma faixa etária, e vamos também esquecer que com o orçamento que seria aplicado na manutenção dessas escolas, salários dos professores e empregados, se pode criar um sistema de recolha para levar as crianças à escola, sem terem que fazer por vezes distâncias superiores a 20 Km.
Eu acredito em Portugal, um Portugal capaz de progredir, de novamente mostrar ao Mundo quem somos, e que os Portugueses são capazes de continuar a fazer História, sem ser pela negativa.
Portugal necessita de reformas... Várias. Muitas das quais, pelos lobbies nunca serão sequer pensadas.
Começando pela educação, que é a base do desenvolvimento de cada nova geração. Todos os professores deveriam ser obrigados a efectuar um exame escrito, anualmente, e um exame oral de determinados em determinados anos, sendo a prova oral a mais importante de todas.
A prova oral deveria consistir em apresentar o professor em avaliação a um determinado júri, Exemplo, um professor de matemática seria colocado com um júri de pessoas formadas dentro dessa mesma área, e em envelope fechado seria colocada qual a matéria que esse determinado professor deveria desenvolver e ensinar. E o professor deveria ser capaz de, de forma clara e explicita, "ensinar" o tema seleccionado ao júri. A matemática, ao contrário do que diz a outra senhora da DREN, não é uma ciência abstracta mas sim uma ciência exacta. Dois mais dois sempre serão quatro, e a raiz quadrada de 121 será sempre 12, por mais que ela acredite que não. E o cálculo para chegar a esse resultado, será sempre o mesmo. Assim como a hipotenusa sempre será a soma do quadrado dos catetos, ou lados, caso seja assim mais simples para essa Sra.. Deveria também alguém dizer a essa Sra. que a matemática é constituída por quatro operações bastante simples, sempre utilizadas em qualquer contexto.
Vamos lá a simplificar esta questão:
- Existem alunos que, sem sombra de dúvida, possuem dificuldades de aprendizagem e concentração. Mas isto não é a maioria. A maioria são alunos que, nas outras disciplinas, têm bons resultados, ou no mínimo razoáveis.
Portanto, é inadmissível que a maioria dos alunos tenha nota negativa a matemática. (E assim se aplica um pouco de lógica).
Agora os professores têm que saber o que estão a ensinar, e o próprio funcionamento da matemática em si.
Um professor que durante 10 anos de carreira pratica o ensino de matemática do secundário, tem que saber a matéria toda, sem qualquer hesitação. Aqui podemos aplicar um pouco de Taylorismo, e associar o Sr. Henry Ford (naturalmente) e a produção em série:
- Um operário (neste caso um professor) que se dedica unicamente a uma tarefa (neste caso, ensinar matemática), tem que a saber efectuar sem margem para erros.
- O facto de apenas ensinar matemática significa que será especializado nessa tarefa, o que quer dizer que na tarefa desempenhada, a forma de a executar será sempre aperfeiçoada, e colocando isto agora numa linguagem simples e directa, depois de 5 anos a ensinar sempre a mesma coisa, já se deveria saber todo o programa, e mesmo mais que o programa, de trás para a frente.
Vamos lá a ver uma coisa, a matemática é, sem dúvida, das disciplinas mais simples, e é desta forma que deverá ser mostrada aos alunos, precisamente porque é uma ciência exacta, o resultado é apenas um. O que falha é efectivamente a qualidade dos professores, que não sabem ensinar, não sabem demonstrar aos alunos o meio para chegar ao fim. Não sabem explicar o porquê de determinada operação. Simplesmente é, porque vem no programa que se deve usar tal operação, logo é assim que funciona.
Ao contrário de Matemática, temos o Português. O Português não é uma ciência exacta fora da gramática, porque depende da interpretação ou da forma de análise. Mas ainda assim, é inadmissível que metade do País não saiba diferenciar conselho de concelho, ou que vocês não se escreve com cedilha. Não se utilizam cedilhas antes das vogais "e" e "i". Quão difícil pode ser isto de ensinar.
Alunos que no 5º ano cometam estes erros devem ser punidos severamente na nota final das avaliações escritas. Muitas vezes "Ora, isto está cheio de erros, mas tens 200 erros ortográficos num texto com 500 palavras, mas como o conteúdo está correcto, leva uma boa nota. Isto não deveria ser permitido. Bem, mas vamos não divagar mais por Português. Basicamente, o ensino em Portugal, é a base para a vergonha deste País.
Vamos dar outro exemplo, a falta de especialização da mão de obra:
Toda e qualquer profissão deveria ter especialização no ensino. Seja para ser canalizador, electricista, ou para trabalhar na construção civil, o trabalhador deveria ser uma pessoa formada. Eu posso estar a construir um muro, e saber que tenho que por as pedras da forma x, a massa da forma y, porque sempre o vi ser feito assim, e é assim que se faz. Mas não, mesmo eu que estou a construir o muro, deveria entender o porquê de assim ser. Quais as consequências de se assim não for, e principalmente, o elemento causador da consequência se assim não for. Algo tão simples como compreender que o "cimento", feito com demasiada areia, não será resistente pelo simples facto que demasiada areia torna o cimento pouco resistente à erosão pela falta de pó de cimento a ligar as partículas da areia, pondo em causa a consistência da massa.

Bem, este texto todo, e tão entediante, para quê? Para dizer que num Portugal perfeito os cidadãos iriam usufruir do direito de voto com um sorriso na cara, e contentes por o poderem fazer, e que nesse mesmo Portugal perfeito os professores seriam mesmo pessoas que saberiam a matéria, e sabendo-a, saberiam cativar todos os alunos, mesmo os com mais dificuldades.

E que nesse mesmo País, a especulação imobiliária não seria ridiculamente elevada, fazendo com que um imóvel em 15 anos passasse de 2 mil contos para 60 mil contos. Mas aqui, novamente, deveria haver intervenção do governo desde a venda do terreno até à venda do próprio imóvel. E impedir a maximização de lucro a 3000%.

3 Comments:

Blogger José Carrancudo said...

Concordamos com os exames para os professores, pois já vimos muitos professores cientificamente incompetentes, de todas as disciplinas. Alem das provas específicas os professores devem prestar, periodicamente, as provas pedagógicas.

Entretanto, existe um mal ainda maior que a incompetência científica e pedagógica dos professores: os métodos de ensino inválidos, implementados na nossa escola. Muito em breve, deve ser proibido o método global de ensino de leitura (que impede a aprendizagem de Português), e devem ser reintroduzidos os exercícios de desenvolvimento da memória, em todas as disciplinas (as faltas de capacidade de memorização e de conhecimentos memorizados impedem, entre outras coisas, a aprendizagem de Matemática).

July 19, 2007 1:10 PM  
Blogger moi said...

Tanto optimismo para, depois, no final... que pessimismo!!!!! a verdade é que todas as coisas têm de ser enquadradas... A Lisboa falta-lhe a alma... Os jovens não viveram os tempos conturbados da ditadura e não sabem o que é não poder dizer as coisas. Não sabem o que é não poder expressar as suas opiniões... e a verdade é que as pessoas dão mais valor às coisas quando, de repente, se veêm sem elas...
Mas, não posso deixar de dizer que, ainda que as ideias sejam boas... e que concorde com a avaliação dos professores (aliás, todos nós deviamos ser avaliados... eu vou ser!) e tudo o mais... a verdade é que os alunos não são iguais. Não têm os mesmo interesses, as dificuldades e as ambições são diversas como a água e o vinagre... Ainda que o professor venha a ensinar o mesmo há não sei quanto tempo, as técnicas têm de ser diferentes (mesmo no caso da ciência exacta que é a matemática!!!! o teu calcanhar de aquiles...). Afinal, as crianças de hoje, quando entram para a escola já sabem mexer num computador melhor que eu e jogam playstation todos os dias... É a evolução e o progresso! E os professores têm de acompanhar esse progresso... não podem ficar presos a um programa, cheio de formas obsoletas de ensinar... É a chamada adaptação aos novos tempos... (já Camões dizia... 'muda-se o tempo, muda-se a vontade' ou qualquer coisa parecido...)
E, ainda que ensinasses todos os portugueses as finalidades da democracia e que a expressão do nosso descontentamento se reflecte no voto, ainda assim assistirias a estas coisas... como chamar-lhe??? quanto a isso não há muito para fazer... cada vez menos as pessoas se preocupam... talvez porque sejam sempre os mesmos a estar lá em cima ... e os que se encontram à espera, para lhes ocupar o lugar, não sejam muito melhores...
Qualquer coisa como 'do mal o menos...' Mas será isso bom? (encolho os ombros e abano a cabeça... também não tenho uma resposta...)

July 24, 2007 10:58 PM  
Blogger pinkas said...

Devias escrever mais.

November 12, 2007 3:48 AM  

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